quinta-feira, 12 de maio de 2011

Resultados do Barómetro Fórum-Enfermagem!



Aqui ficam os resultados principais do Barómetro, que este ano contou com a participação de 676 enfermeiros e enfermeiras! A todos eles o meu muito obrigado! :)

Os Enfermeiros constituem a profissão com o maior número de efectivos no sector da saúde e representam a espinha dorsal do SNS. São profissionais dotados de formação superior que gerem situações complexas, salvam vidas e produzem ganhos consideráveis/substanciais para a saúde da população e para a economia nacional. Neste Dia Internacional do Enfermeiro têm uma palavra a dizer sobre a crise económica, política e social e sobre as circunstâncias que afectam a Enfermagem e, consequentemente, toda a população.

O barómetro foi publicado em www.forumenfermagem.org, apenas acessível a utilizadores registados, de 11 a 25 de Abril de 2011. Este barómetro não obedece aos critérios de validade científica das sondagens e não pretende representar com rigor as opções dos enfermeiros em geral nem dos enfermeiros utilizadores da Internet. O controlo das respostas foi efectuado através da colocação do questionário em área reservada a membros registados.

Este barómetro de opinião, que reflecte a opinião de 676 enfermeiros (90,2%) e estudantes de enfermagem (9,8%) registados no site www.forumenfermagem.org, evidencia entre os seus principais resultados:

- 19% dos participantes encontram-se desempregados e destes, 66% consideram emigrar;

- 30% dos enfermeiros no desemprego arrependem-se de ter escolhido o curso de Enfermagem;

- Quanto às eleições legislativas, 44% estão indecisos quanto à intenção de voto, 10,4% votam PSD e 9,6% votam no PS;


- A maioria dos participantes defendem a Saúde como bem público e direito constitucional garantido, concordam com protestos contra as medidas de austeridade, indicam que a crise se deve maioritariamente a factores internos ao País e recusam a privatização dos serviços de saúde com o objectivo de aliviar os cofres do estado;

- No papel desempenhado em prol da defesa da profissão, o Enf. Germano Couto (Presidente da Secção regional Norte da Ordem dos Enfermeiros) e a Enfª Ana Rita Cavaco (ex-supervisora da Saúde 24 e candidata a Bastonária) obtêm nota positiva, Maria Augusta Sousa (a actual Bastonária) ocupa a última posição com nota negativa;

- O Enf. Germano Couto (13,8%) e a Enfª Ana Rita Cavaco (13,3%) são os preferidos dos enfermeiros para sucederem a Maria Augusta de Sousa à frente da Ordem dos Enfermeiros;

- 79% dos inquiridos considera que as instituições de saúde não reconhecem o valor e papel dos Enfermeiros Especialistas e 73% não concorda com o enquadramento destes na nova carreira."


A totalidade do documento encontra-se disponível para download em http://www.forumenfermagem.org/


Uma palavra de apreço e agradecimento aos meus colaboradores, na elaboração do referido Barómetro, já pelo segundo ano. As preciosas sugestões e o debate produtivo em volta da realidade da Enfermagem fazem-me crescer como pessoa e profissional. Obrigado.

aquele abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário