quarta-feira, 25 de julho de 2012

750



O Ministro da Saúde veio hoje anunciar que 750 enfermeiros serão transferidos, mediante concurso, de contratos a termo certo para uma vinculação mais segura.

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/750-enfermeiros-a-contrato-vao-passar-para-os-quadros_1556288

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Saude/Interior.aspx?content_id=2685571

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/07/25/ministerio-da-saude-vai-abrir-concurso-para-750-enfermeiros-contratados-a-termo

Que alívio... Nunca vi Ministro tão generoso! Primeiro aceita colocar 2000, sim 2000 médicos no "quadro" e agora quer fazer o mesmo a 750 enfermeiros!

A questão é só uma... É que no caso dos médicos, as vagas servem para dar emprego a todos os médicos que entrem para a especialidade neste e no próximo ano (frisado pelo Ministro hoje, na reunião no parlamento, emitida pela Sic Notícias, que "são os únicos, no País, a ter todos os profissionais empregados").

No caso dos enfermeiros ... voltámos às esmolinhas, versão "controlo de danos colaterais" decorrentes da "exemplar" contratação de enfermeiros a 4€/hora!!  Isto é, espera o Ministro que esta nobre atitude sirva para acalmar os ânimos dos enfermeiros (que andam cada vez mais revoltados com o tratamento à classe).

Seria esta uma óptima medida, não fosse o próprio Ministério (no mandato anterior, é certo) ter admitido que faltam mais de 8 000 enfermeiros nos hospitais e centros de saúde portugueses!!!! Já médicos, há-os em locais do país a mais, mal-distribuidos e aproveitados....

Mas não, a estratégia é de longe mais inteligente:

em vez de apostar na promoção da saúde, bem mais económica e cujos principais protagonistas são os enfermeiros, vamos é contratar médicos e mais médicos, com os seus BALÚRDIOS ganhos em horas-extra, pois a saúde dos portugueses vai melhorar que é um mimo!

Os enfermeiros já preparam a sua resposta: vão dizer que estão muito apreensivos com a situação e preparam-se já para pegar nas bandeirolas....


É PRA CONTINUAR ASSIM POR QUANTO TEMPO????


aquele abraço

1 comentário:

  1. A Moving People procura de momento:

    - ENFERMEIROS PARA TRABALHAR NA BÉLGICA

    Por favor envie o seu CV para: fs@movingpeople.com

    Visite-nos em:
    http://www.facebook.com/movingpeopleportugal

    ResponderEliminar